quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

LIVRO CLIPPING



O livro clipping


Clipping é uma expressão idiomática da língua inglesa, é como se fosse uma “gíria” que define o processo de selecionar noticias de jornais, revista, sites, blogs, e outros meios de comunicação geralmente impressos, para resultar em um apanhado de recortes sobre determinado assunto de total interesse de quem os coleciona.
Pode-se também desenvolver o trabalho de clipagem em redes sociais, blogs, web jornais, rádio e televisão.

Para isso, há inúmeras ferramentas que colaboram para agilidade do trabalho.

A mesma coisa se aplica na produção de livros, utilizando-se o método do clipping onde se faz um apanhado em livros impressos ou mesmo na web, para a produção de um trabalho que venha ser publicado em forma de livros ou apostilas, de forma impressa ou no formato E-book.

Para isso é importante que seja citado à fonte de onde a matéria relacionada a determinado assunto foi copiada, bem como o nome do autor da mesma.

Na produção do livro clipping, o autor por assim dizer, é um mero coordenador, que faz a pesquisa, e junta os assuntos colhidos e os organiza em forma de livros que podem ser impressos, ou publicados na forma de E-book.

Esse organizado pode fazer constar o seu nome na capa, página de rosto e mesmo dentro do livro, como organizador da clippagem.
Como um bom exemplo de livros clipping, temos a Editora Martin Claret, que fez uma série de publicações denominadas de “O Poder do ...” e ai era citado o assunto, como: oração, pensamento, meditação, dinheiro e outros.

A organização da obra consistia em um livro com 5, 6, 10, ou mais capítulos, sendo cada um deles, de um livro sobre o mesmo assunto, porém de autor diferente.

Com isso tinha o leitor uma visão geral do assunto de seu interesse, sobre a ótica e opinião de vários autores em um mesmo livro.

O livro clipping, portanto não é uma cópia, ou o uso indevido da escrita de determinado autor, mas a junção de vários escritos de diferentes autores sobre determinado assunto.

O livro clipping é uma excelente forma de se ter um conhecimento amplo sobre determinado assunto, expressa por vários autores em um único livro.

Adry Araújo

Editor da Editora Virtual – TODAS AS LETRAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário